Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de outubro de 2014

O que pensa um aluno do 8 ano do Ensino Fundamental sobre Redes Sociais Aplicadas à Educação

Guilherme Carvalho é aluno do Oitavo ano do Ensino  Fundamental  de um Colégio Particular de São Paulo.  Para ele  que é aficionado por vídeos e facebook, existem várias formas  de utilização das Redes Sociais para fins educacionais. 
Veja o  que ele diz..

O 3 People.NET in Education: Congresso de Redes Sociais Aplicadas à Educação, acontecerá no dia 05/12/2014 na Faculdade Rio Branco em São Paulo. Serão tratados vários assuntos como esse! Não Perca!Acesse o site do congresso: www.congressoredesocial.com.br

Faça a sua Inscrição: http://www.congressoredesocial.com.br/Inscricao.php


 


Para mim, as redes sociais são um refugio da escola porque é lá que eu me desligo do mundo. Eu tenho inscrições em vários canais do youtube e direto os donos desses canais postam vídeos ao-vivo sobre jogos, tutoriais e etc...Seria uma boa ideia o professor criar um canal no youtube e começar a postar aulas, onde os alunos perguntariam coisas da matéria através  dos comentários . Acho que isso já existe mas seria legal fazerem isso com mais frequência...

Outra coisa  legal seria os professores mandarem mensagens ou notificações sobre lições e aulas através do facebook ,twitter, msn e outras redes. Agora, com relação  as provas é mais complicado... Não daria para fazer virtualmente porque os alunos poderiam olhar no google, wikipédia.. Acho que ninguém é burro de desconectar a internet na hora da prova, e é por isso que eu acho que as provas teriam que ser marcadas para um certo dia, certa hora e um certo local.

Trabalhos em grupo poderiam ser executados através de aplicativos do facebook que os professores criariam , não sei como,  mas criariam. As lições de casa seriam passadas através de links, assim como o conteúdo  de provas no final das vídeos-aulas  como eu disse antes.

A média final de notas seriam divulgadas em sites criados por coordenadores da escola virtual na qual cada aluno teria sua conta e sua senha. As aulas dariam certo , mais a única coisa que não daria era os alunos namorarem com as alunas, mas isso não importa.

Mas, como teríamos complementos de certas aulas, como história? O professor enviaria um link de um vídeo que retratasse o assunto. Exemplo: Estamos aprendendo sobre um certo fato histórico, a professora enviaria um vídeo que reforçasse a explicação dela, clareando a mente do aluno e o fazendo entender melhor sobre o assunto. Creio que para mim daria bem certo.

Mas e outras aulas como inglês? O professor criaria um arquivo no word explicando como conjugar certos verbos em inglês e regras de ortografia e enviaria através do Hotmail para todos  os alunos. Português seria praticamente a mesma coisa...

Mas e ciências ?? Essa é fácil, o professor faz vídeo-aulas com um desenho atrás  dele do que estamos aprendendo, órgãos animais , células etc. Então ele explica apontando partes do desenho que estão  na explicação. Tanto é que o meu professor de ciências faz isso, se quiserem ver o canal dele é esse aqui:

www.youtube.com/cienciainfinita
de uma olhada no site dele também porque  o cara é legal: <http://www.cienciainfinita.com.br>

Nenhum comentário:

Postar um comentário